Nas últimas semanas de aulas os
alunos do nosso curso agarraram com afinco o desafio “Tostão a Tostão”,
proposto pelos colegas de Mourão.
Tal como proposto, a primeira
tarefa nas aulas de Matemática e Realidade consistiu na elaboração de um orçamento familiar. Todos ficaram surpreendidos
com o saldo final e a grande discrepância entre receitas e despesas…
Após a visualização de alguns
vídeos com dicas de poupança no supermercado, gestão de dinheiro no dia-a-dia,
consumos de água e electricidade, partimos para uma reflexão conjunta sobre hábitos e gastos pessoais. O vídeo que mais
tocou os alunos retrava a família Esbanja
(disponível aqui) e, a pouco e pouco, todos reconheceram cometer alguns dos
excessos retratados – luzes acesas em excesso; aparelhos eléctricos ligados
durante longos períodos de tempo sem utilização; gasto excessivo de água e ausência
de planeamento aquando das compras, admitindo ceder a impulsos momentâneos (sem
olhar aos custos).
A partir deste debate surgiu a
ideia de elaborarmos nas aulas de TIC folhetos
informativos com dicas de poupança – essenciais neste período de crise!
Como suporte, os professores disponibilizaram alguns materiais propostos no
desafio e outros elementos de associações de consumidores.
Em Viver Português, as docentes exploraram outra vertente, também ela decisiva para a angariação de dinheiro - o emprego, com a preparação de curriculum vitaes e cartas de apresentação.
Não se esgotaram todas as propostas do desafio, mas foram três longas e intensas semanas em que os nossos jovens aprenderam e ganharam maior consciência para o valor do dinheiro!
Sem comentários:
Enviar um comentário