quinta-feira, 23 de maio de 2013

Saída de Campo ao “Baldio das Ferrarias”


No dia 9 de maio a turma do PIEF2 juntou-se à turma do oitavo B, numa saída de campo, para ter uma aula de ciências naturais no Baldio. Saímos da Escola às 10:15 e fizemos o percurso a pé. 

A primeira experiência consistiu na contagem do número de espécies de plantas existentes num metro quadrado. Contámos e voltámos a contar até chegar ao resultado de 12. Conseguimos identificar rosmaninho, malmequer, tojo, espregana, camamelos, esteva, entre outros que não descobrimos o nome. De seguida, aumentámos a área para 2 metros quadrados, e aqui descobrimos cerca de 20 espécies. 

O terreno escolhido para fazer a medição era xistoso e neste local a temperatura atmosférica, debaixo de um pinheiro, pelas 10:40h era de 21ºC e numa área exposta ao Sol era de 22ºC. Seguimos viagem e encontrámos uma barragem. Na proximidade da mesma, cerca das 11h, medimos a temperatura atmosférica, que era de 25ºC, a temperatura da água (20ºC) e a temperatura do solo (2,3ºC) . Observámos que a água estava bastante turva. 

Continuámos a nossa caminhada e para nossa satisfação encontrámos uma paisagem muito agradável, com muitas árvores, como pinheiros, eucaliptos, e ainda alguns animais. No regresso voltámos a fazer mais contagens de plantas junto aos pinheiros e a professora Maria de Jesus Borrego explicou que junto as árvores o número de espécies é menor, porque aqui não há tanta luz solar. 

Também observámos alguns dos problemas do Baldio, a existência de detritos orgânicos como pneus, metais, papeis e lixo indiferenciado ao longo de um percurso de água. Tirámos várias fotos de grupo e até descobrimos uma criação de sapos pequenos num charco de água. E surpresa… ninguém se assustou!

Sem comentários:

Enviar um comentário