terça-feira, 31 de janeiro de 2012

1º desafio da Mala Nómada Digital

No âmbito do Projeto Terra Nómada, após cada ETP ter proposto 2 desafios que, serviriam de ponto de partida para a Mala Nómada Digital, foi-nos solicitado que, cada PIEF, teria de escolher 6  desafios para colocar em prática , consoante a ordem pela qual  desejaria aplicar os mesmos. Após a deliberação dos 6 desafios escolhidos pelo PIEF Amareleja, foi publicado no blog “Mala Terra Nómada Digital” um roteiro para a implementação dos mesmos.
Assim sendo, o PIEF de Moura-Amareleja inaugurou o 1º desafio (proposto pelo PIEF de Mourão) no dia 23 de Janeiro. A atividade iniciou com o visionamento do Filme “O contador de Histórias”, e de seguida foi feito um resumo com o objetivo de retirar uma lição de vida.
Resumo do Filme:
Era uma vez, um menino que vivia com a sua família, numerosa e pobre. Tinha mais de oito irmãos, a sua mãe era lavadeira e, como não tinha posses para dar-lhes um futuro levou o Roberto para um internato.
Depois de completar os sete anos de idade, o Roberto foi para uma turma de rapazes mais velhos, onde era gozado pelos colegas. Decidiu fugir do internato e passou a viver na rua. Aí roubou com outros meninos até ser apanhado pela polícia. Voltou para o internato onde conheceu uma psicóloga que quis saber a sua história.
Desde o início que o Roberto não quis falar, voltou a fugir e novamente na rua, voltou a roubar e foi violado por entrar num gang. Para entrar neste grupo tinha que passar por alguns desafios. Os membros do grupo bateram-lhe e violaram-no.
Roberto ficou muito mal e decidiu mudar-se e foi para a linda do comboio. Talvez por milagre o comboio passou pela linha do lado. Desesperado foi ter a casa da psicóloga francesa que lhe deu comida e abrigo. Através de uma conversa o Roberto começou a contar a sua história. Ela deu-lhe tudo o que lhe faltava, carinho, comida, um lar e principalmente, acreditou nele. Ajudou-o nos seus estudos e levou-o a conhecer a sua terra e a ver o mar, que até agora só conhecia pelos livros.
Roberto formou-se como professor e foi dar aulas para o Internato onde tinha vivido. Resolveu voltar à sua terra natal, onde encontrou a sua mãe velhinha que continuava a viver na sua humilde casa e, ao vê-lo exclamou: “Eu disse-te que ias voltar Doutor.”
Parecia que o tempo tinha parado os vizinhos e amigos continuavam na sua vida pacata, mas Roberto não se acomodou e lutou, com a ajuda de alguém que acredita nas suas capacidades, venceu na vida e tornou-se um Homem.
Com o decorrer da análise desta História emocionante e por incapacidade dos encarregados de educação contarem um conto infantil, foi solicitado a um jovem de etnia cigana que contasse a sua história de vida. Este jovem que aparentemente teria uma vida igual a todos os jovens da sua idade, fez com que a vontade de ir mais longe fosse avante e hoje o jovem trabalha para uma Associação e auxilia na articulação entre a escola e a comunidade.
Após o relato deste jovem, surgiu a ideia de cada aluno da turma PIEF contar a sua história de vida e surgiram declarações muito interessantes.
História de Vida de um Jovem do grupo/turma:
Olá, sou um aluno do PIEF, nasci em Beja no dia 10 de julho de 1996. Agora tenho 15 anos de idade.
Aos sete anos fui para a escola do Bairro 25 de Abril em Moura, e lá estive até ao 3º ano de escolaridade. Depois fui matriculado na escola de Santo Aleixo da Restauração, até ao 4º ano.
De seguida, fui para a escola de Amareleja e estive dois anos no 5º e daí foi complicado sair, porque não sabia valorizar a escola e faltava bastante. O meu comportamento também não era o mais adequado. Mas depois pensei: Levanto-me às 07:00 horas, quase todos os dias e um dia a escola vai fazer de mim alguém na vida.
Então, nesse mesmo ano, interessei-me pela escola e passei para o 6º ano. Depois vi que na minha idade já não era muito agradável andar no ensino regular. Com mais uns quantos primos, fui ao conselho executivo falar com o Sr. Professor Pereira para que nos pudesse ajudar a constituir uma turma PIEF.  Com o seu apoio, o curso arrancou em 2011/2012 e nós queremos aproveitar esta oportunidade. Estou muito agradecido pelo facto de o Sr. Professor Pereira ter constituído esta turma PIEF.
Vou casar-me em maio e os meus queridos Professores, a TIL e a Direção da Escola  estão todos convidados.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo vosso entusiasmo e trabalho desenvolvido.
    Susana M. G. Silvério

    ResponderEliminar