quinta-feira, 23 de maio de 2013

Saída de Campo ao “Baldio das Ferrarias”


No dia 9 de maio a turma do PIEF2 juntou-se à turma do oitavo B, numa saída de campo, para ter uma aula de ciências naturais no Baldio. Saímos da Escola às 10:15 e fizemos o percurso a pé. 

A primeira experiência consistiu na contagem do número de espécies de plantas existentes num metro quadrado. Contámos e voltámos a contar até chegar ao resultado de 12. Conseguimos identificar rosmaninho, malmequer, tojo, espregana, camamelos, esteva, entre outros que não descobrimos o nome. De seguida, aumentámos a área para 2 metros quadrados, e aqui descobrimos cerca de 20 espécies. 

O terreno escolhido para fazer a medição era xistoso e neste local a temperatura atmosférica, debaixo de um pinheiro, pelas 10:40h era de 21ºC e numa área exposta ao Sol era de 22ºC. Seguimos viagem e encontrámos uma barragem. Na proximidade da mesma, cerca das 11h, medimos a temperatura atmosférica, que era de 25ºC, a temperatura da água (20ºC) e a temperatura do solo (2,3ºC) . Observámos que a água estava bastante turva. 

Continuámos a nossa caminhada e para nossa satisfação encontrámos uma paisagem muito agradável, com muitas árvores, como pinheiros, eucaliptos, e ainda alguns animais. No regresso voltámos a fazer mais contagens de plantas junto aos pinheiros e a professora Maria de Jesus Borrego explicou que junto as árvores o número de espécies é menor, porque aqui não há tanta luz solar. 

Também observámos alguns dos problemas do Baldio, a existência de detritos orgânicos como pneus, metais, papeis e lixo indiferenciado ao longo de um percurso de água. Tirámos várias fotos de grupo e até descobrimos uma criação de sapos pequenos num charco de água. E surpresa… ninguém se assustou!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tertúlia e almoço típico cigano (com receita integrada no livro Cabén Calon)




O dia iniciou com uma tertúlia onde estiveram presentes as duas turmas PIEF (1 e 2) e também a turma do 5º C. Falámos sobre as tradições ciganas e os hábitos e cultura. Depois, a Dr.ª Teresa e a professora Ana Isabel foram para a cozinha da cantina da escola preparar o grande almoço: frango em molho de tomate, de acordo com as indicações que a dona Bia (encarregada de educação). 

Ao início as coisas nem correram muito bem porque as professoras não sabiam muito bem quais os ingredientes e as quantidades que deveriam colocar na panela. Mas por sorte a D. Bia explicou-lhes muito bem como resolver. Depois da comida já cozinhada, as professoras trouxeram a panela da cantina, até à sala de aula do PIEF. Coitadas, o tacho estava quente e parecia pesar muito! 

Com as mesas já preparadas, sentámo-nos enquanto os professores serviam a comida. O prato estava delicioso e foi um momento de partilha e convívio. Débora (aluna do PIEF de 3º Ciclo)

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Espírito PIEF a todo o Vapor!


A preparação dos materiais para a recriação da Viagem de Vasco da Gama à Índia continua a todo o vapor! Partilhamos algumas fotos das últimas sessões de Formação Vocacional.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Planificação do dia da Europa

Os grupos/turma PIEF já estão a planear as Comemorações do dia da Europa. O PIEF 1 encontra-se a explorar os países Andorra e Roménia e o PIEF 2 Montenegro, Bielorrússia e Chipre. 

Estes trabalhos irão ser apresentados à comunidade escolar, mas aguçamos o apetite com um pequeno ensaio sobre uma das atividades que estamos a preparar:




Horta Pedagógica


Os grupos/turma PIEF estão a dar continuidade ao projeto da Horta Pedagógica no presente ano letivo. Para tal, durante o 1º Período voltaram a plantar algumas sementes as quais cresceram e brevemente estarão prontas para colheita!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Atividade experimental sobre Vulcões!



No dia 27 de Fevereiro na aula de Ciências Naturais, com a professora Elisabete Vogado, fizemos uma experiência para observarmos o que pode acontecer numa erupção de um vulcão.

Começámos por colocar dicromato de amónio sobre um tabuleiro, no qual colocámos algumas cabeças de fósforos. Em seguida aproximámos um fósforo aceso a todo o conjunto. De repente, o dicromato de amónio sofreu uma transformação química na qual resultou alteração da sua cor e o aparecimento de faíscas. Inicialmente o dicromato de amónio apresentava uma cor laranja e quando se iniciou a transformação, passou a apresentar uma cor verde acinzentado. Esta última cor era o exemplo das cinzas libertadas na erupção de um vulcão. 

A professora trouxe ainda uma maquete de vulcões de casa para termos uma ideia como se forma a erupção do vulcão. Assim, após a montagem do mesmo, adicionamos num recipiente próprio para o efeito, vinagre, fermento e ainda umas gotinhas de corante vermelho. Instantaneamente, o vulcão entrou em erupção, libertando uma espuma de cor vermelha, que imitava a lava que descia pela encosta do vulcão e que depois cobriu a base do tabuleiro. Ao longo da experiência fomos tirando fotografias que partilhamos  em seguida: