sexta-feira, 26 de abril de 2013

Preparação de instrumentos - Viagem de Vasco da Gama à Índia


As turmas de 9º ano estão a organizar uma peça teatral sobre a Viagem de Vasco da Gama à Índia para o final do ano letivo, como tal apresentaram uma proposta à turma PIEF e os alunos estão muito entusiasmados. O projeto de articulação permite que o PIEF fique responsável pelos cenários, luz e som de toda a peça. Os trabalhos já iniciaram.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Visita dos alunos da EB1 da Póvoa - 1.º ciclo


As turmas do 1º Ciclo da EB1 de Póvoa de S. Miguel vieram visitar a nossa escola e passaram pela sala do PIEF. Como forma de cumprimento o Zé Pedro tocou e cantam para as crianças e tornámos o momento de partilha e convívio.



terça-feira, 16 de abril de 2013

Campanha de Recolha de Tampinhas

As turma PIEF de Amareleja associaram-se à campanha de recolha de tampinhas de plástico e de metal para ajudar à recolha de verbas para a aquisição de uma cadeira de rodas elétrica para um jovem de Almodôvar que sofre de paralisia cerebral.

Iniciámos esta ação de solidariedade com a decoração de vários garrafões de água nas aulas de Formação Vocacional. Cada grupo ficou responsável por percorrer os estabelecimentos da sua localidade com vista à recolha das tampas. Um pequeno gesto que pode ajudar o próximo...


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Visita de estudo a São Pedro do Corval e Monsaraz



No dia 8 de Março de 2013 as turma PIEF1 e PIEF 2 foram  visitar São Pedro do Corval e Monsaraz, localidades que a maior parte dos alunos não conheciam!

Fomos visitar uma Olaria onde se fazem peças de barro que todos acharam fantástico e ficámos surpreendidos com o Oleiro! No final os senhores da empresa ofereceram uma peça de barro a cada um dos alunos e professores! E acabámos por lanchar na Olaria, onde fomos bem acolhidos, debaixo de um alpendre porque estava a chover.

Mais tarde fomos visitar centro de Veterinário de Reguengos de Monsaraz que abriu há três semanas. Os alunos fizeram perguntas sobre os animais, muitos delas foram sobre os cavalos porque a maior parte dos alunos adoram cavalos! Experimentámos as roupas dos médicos e visitámos todas as instalações do Centro!

Seguimos para Monsaraz, onde todos os alunos ficaram pasmados com a vista do castelo para todas as paisagens circundantes! Todos tiraram fotografias e gritaram de alegria!

Mais tarde fomos a uma aldeia chamada Barrada (concelho de Reguengos de Monsaraz) onde espreitámos um Salão de Festas com mesas, cadeiras e com muita comida! Nesta localidade visitámos uma exploração de ervas aromáticas onde o Sr. Joaquim nos falou de vários chás e das suas vantagens para a saúde! Os alunos trouxeram chás em pó e outros algumas plantas para semear em casa!

Mas a visita do Zé Pedro foi diferente!


Eu saí de casa com algumas dores no dedo, isto porque no dia anterior o entalei no wc da escola. Ainda fui com a TIL ao Centro de Saúde e fizeram-me um penso.

Voltando ao dia da visita de estudo, saímos da escola às 9h e fomos em direção a S. Pedro do Corval, onde visitámos uma olaria e conhecemos o trabalho do oleiro e eu gostei muito.

Depois fomos a Reguengos de Monsaraz visitar um hospital veterinário que ainda não tem animais internados e só visitámos as instalações.

O meu dedo estava a sangrar e a veterinária acabou por me observar. A ferida estava feia, mudou-me o penso e mandou-me para o Centro de Saúde de Reguengos. Quando a enfermeira viu a ferida disse que tínhamos que ir para o hospital de Évora para ser observado porque já tinham passado 6 horas e não podia ser cozido. Então, eu e a TIL fomos de ambulância para Évora.

Quando entrei no hospital, tive medo de ser cozido! Quando lá chegámos tivemos que ir mostrar o dedo a outra enfermeira, a qual nos mandou esperar pelo médico. Esperámos um pedaço e eu tive receio de ser cozido, mas estava um senhor na sala de espera que me tentou acalmar. Quando o médico chegou e me disse que não eram necessários pontos foi um alívio! Pôs-me um novo penso e voltámos para a escola, ao final da tarde, de táxi. Entretanto o autocarro já saíra da Amareleja e, mais uma vez, a TIL me acompanhou a casa!

Durante a noite tive pena de não continuar a visita, pois este ano as saídas são raras! 

Obrigado doutora Teresa por se ter preocupado com o meu dedo e me ter acompanhado nesta grande aventura!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Exposição sobre o Dia Internacional do Cigano


No dia 8 de abril comemorou-se o dia Internacional do Cigano para assinalar esta data o PIEF de Amareleja apresentou uma exposição na nossa escola, expondo alguns trabalhos específicos e características da cultura e comunidades ciganas.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Exposição Ovos da Páscoa

Após o lançamento do Concurso Ovos da Páscoa, promovido pelo PIEF para todas as turmas da escola e que consistia na construção de um ovo de páscoa com materiais reciclados, deliberou o júri deste concurso que o trabalho vencedor foi o seguinte, realizado pela Unidade de Ensino Estruturado:


Textos da Páscoa